top of page

ALIMENTAÇÃO NATURAL PARA ANIMAIS

Por alimentação natural entenda-se alimentação preparada com ingredientes frescos e de preferência orgânicos e de ingredientes que mais se aproximam das suas características originais: legumes e frutas, ovos, peixe, leguminosas e sementes/cereais integrais, alimentos desprovidos de quimicos e que crescem na zona onde vivemos.
​
Os alimentos podem ser servidos crus ou cozinhados, dependendo do tipo de animal, idade e condição física.
​
Por forma a dar resposta às alterações climáticas produzidas pela indústria da carne (link), temos agora as seguintes versões:
​
- Semi-vegetariana que, dependendo do caso pode ter peixe, ovos e queijo;
​
- Vegetariana que, dependendo do caso pode ter ovos e queijo;
​
- Vegan que, dependendo do caso não tem qualquer produto de origem animal;
São várias as vantagens desta alimentação para os animais de companhia
- Melhora a saúde dos animais;
​
- Previne o aparecimentos de certas doenças orgânicas: obesidade, problemas renais, hepáticos, cardíacos, respiratórios, alérgicos, dermatológicos, entre outras;
​
- Diminui a agressividade.
Nutrição Funcional
Dentro da alimentação natural existe a Nutrição Funcional, que descreve o uso dos alimentos, plantas e suplementos naturais para melhorar a actividade biológica das células, tecidos e órgãos. Com isto pretende-se não só manter a saúde, como melhorar uma condição de doença ou desequilíbrio.
Estes desiquilíbrios podem ser causados por factores ambientais, genéticos, dietéticos, induzidos quimicamente, ecológicos, climáticos, geográficos e emocionais. O objetivos da Nutrição Funcional é aumentar a duração e a qualidade de vida, através da alimentação saudável e suplementação natural. Esta última deve ser feita através de alimentos ricos em antioxidantes, ervas adaptogénicas (plantas que ajudam os animais a sobreviverem e a se adaptarem a condições nefastas e agressivas) e modeladores do sistema imunitário.
Alimentação Natural vs Ração Comercial
A ração comercial para animais apenas garante o suprimento das necessidades diárias dos animais em vitaminas, minerais, proteínas e gorduras, baseadas nas recomendações da AAFCO (Association of American Feed Control Officials) e da FEDIAF (European Pet Food Industry Federation). Os animais precisam de muito mais do que isso para terem uma boa saúde.
Os ingredientes da ração comercial não podem ser comparados com o peixe e os vegetais frescos, com os cereais integrais, com os ovos, iogurtes e queijo que podem ser usados para confecionar comida natural em casa. Na maioria das rações comerciais, os ingredientes estão abaixo dos critérios mínimos de frescura e qualidade, necessárias a uma boa saúde. Mesmo as rações ditas "naturais" ou "orgânicas", apesar de um menor número de conservantes e aditivos, estão "suplementadas" com estes compostos quimicos.
 
Por outro lado, se fizermos o paralelismo com a nossa alimentação, darmos exclusivamente ração comercial aos animais de companhia, seria o mesmo que alimentarmo-nos exclusivamente de barras nutricionais energéticas a todas as refeições, todos os dias da semana, durante anos. Percebe-se que tal não seria de todo apropriado e que a longo prazo nos causaria desiquilibrios orgânicos e outros.
Consultas

Nas nossas consultas poderá ter um aconselhamento médico-veterinário em relação à melhor alimentação a dar ao seu animal de companhia (e respectivas quantidades), assim como um conjunto de receitas que poderá confecionar em casa! Tal terá como base a constituição do seu animal segundo a Medicina Tradicional Chinesa, a predisposição para certas doenças, a idade, o estilo de vida, o género e o estado de saúde no momento da consulta

bottom of page